Antes de debatermos a situação da violência sofrida pelos professores na rede pública de ensino, é preciso entender o que se encaixa nessa categoria.
Engana-se quem pensa que um professor sofre violência somente quando apanha. Na verdade, a falta de atenção que compromete a aula e o desrespeito em relação aos docentes também se encaixam nessa categoria. Além disso, as ameaças e a pressão psicológica também podem ser encaradas como um ato violento.
Mas nem todo mundo compreende isso, afinal, a falta de autoridade do professor hoje é tão frequente, que algumas pessoas veem com naturalidade o comportamento de alguns alunos.
Assim, é importante prevenir e conscientizar tanto os professores quanto os alunos em relação ao respeito. Uma relação saudável é construída a partir do respeito mútuo e isso nunca deve ser colocado de lado, tanto verbalmente quanto fisicamente.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Um espaço para o professor
Aqui no blog SOS Professor, vamos contar casos de professores que precisam driblar a violência dentro da sala de aula e também histórias de docentes que superam esse obstáculo e conseguem manter um relacionamento harmonioso com os jovens.
Além disso, vão ser postadas pesquisas, notícias e entrevistas com especialistas no assunto, para entendermos todo o cenário da violência na escola.
Nossa intenção é abrir espaço para todos os envolvidos nessa realidade das escolas públicas de São Paulo e também de todo o país. Fiquem à vontade para opinar e participar, de todas as maneiras.
Com os depoimentos apresentados no blog, pretendemos recolher histórias que formarão o livro “SOS Professor”, trabalho de conclusão de curso para o curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Além disso, vão ser postadas pesquisas, notícias e entrevistas com especialistas no assunto, para entendermos todo o cenário da violência na escola.
Nossa intenção é abrir espaço para todos os envolvidos nessa realidade das escolas públicas de São Paulo e também de todo o país. Fiquem à vontade para opinar e participar, de todas as maneiras.
Com os depoimentos apresentados no blog, pretendemos recolher histórias que formarão o livro “SOS Professor”, trabalho de conclusão de curso para o curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Marcadores:
depoimento,
livro,
professor,
tcc,
violência
Assinar:
Postagens (Atom)